Pages

quarta-feira, julho 06, 2011

Outro bueiro explode no Centro do Rio, diz comerciante


Houve duas explosões em bueiro na Rua Sete de Setembro, diz testemunha.
Bombeiros confirmaram que foram acionados para ocorrência no local.

Outro bueiro explodiu na tarde desta terça-feira (5) no Centro do Rio, segundo um comerciante. De acordo com Isnard Manso, do Centro Cultural Carioca, um bueiro na Rua Sete de Setembro começou a soltar muita fumaça por volta das 16h30. "Teve muita fumaça e fogo. Depois de sair muita fumaça, houve umas duas explosões e a tampa levantou um pouco", afirmou o comerciante.

Segundo Manso, ao perceber a fumaça no bueiro localizado em frente ao prédio onde trabalha, ele ligou para o Subprefeitura do Centro. Os bombeiros do quartel central também confirmaram que foram acionados para uma ocorrência na altura do número 237 da Rua Sete de Setembro. Não há informações de feridos.

Procurada pelo G1, a Light, concessionária responsável pelo fornecimento de energia, informou que equipes da companhia "isolaram a área em torno da caixa subterrânea localizada na Rua 7 de Setembro em frente ao Teatro João Caetano, no Centro, após registro de fumaça no local". Ainda de acordo com a concessionária, "os técnicos estão adotando as providências para a realização dos serviços necessários".
Já o Centro de Operações da Prefeitura informou que o tráfego no local está interditado entre a Praça Tiradentes e a Rua Ramalho Urtigão, causando lentidão e retenção no entorno. O trânsito está sendo desviado pela Rua do Teatro.


Prefeito fala em ação criminal contra a Light

O prefeito do Rio, Eduardo Paes, disse nesta terça-feira (5) que as explosões de bueiros estão causando um clima de pânico na cidade.
"Chegamos no limite. Só cabe agora uma ação criminal contra a direção da Light, contra a Light. É inaceitável o que está acontecendo (...) Eu até desconfio que possa estar havendo sabotagem, mas o fato é que a população do Rio de Janeiro não tem nada a ver com isso. As pessoas não estão conseguindo andar pelas ruas, e está começando a gerar um clima de pânico."
Nas últimas semanas, foram vários os casos de bueiros explodindo ou soltando fumaça, causando transtornos e assustando pedestres. Lembre abaixo os últimos casos:
- Uma faixa da Rua Dias da Rocha, em Copacabana, na Zona Sul do Rio, esquina com a Rua Barata Ribeiro, está interditada na tarde desta terça-feira (5) após sair fumaça de um bueiro.
- A Rua da Assembleia, no Centro, onde aconteceu a explosão de um bueiro na segunda-feira (4), permanece interditada no trecho entre a Avenida Rio Branco e a Rua da Carioca, nesta terça-feira (5).
- Um bueiro que soltava fumaça assustou pedestres que passavam pela Rua México, no Centro do Rio, no dia 1° de julho. De acordo com a Light, técnicos que estão no local informaram que a presença de água na galeria provocou saída de vapor.
- Um curto-circuito nos cabos de baixa tensão causou a explosão nas duas caixas subterrâneas da Light, no dia 25 de junho. O acidente aconteceu na esquina da Rua Constante Ramos com a Avenida Nossa Senhora de Copacabana, em Copacabana, na Zona Sul do Rio, e não deixou feridos.
- Dois dias depois, um bueiro voltou a soltar fumaça em Copacabana, chegando a provocar a interdição de uma das faixas da via.
- Um operário ficou ferido depois que um bueiro explodiu por volta das 5h do dia 19 de junho, na Rua Conde de Bonfim, na Tijuca, na Zona Norte do Rio.
Multa
Em nota emitida também na noite de segunda, a prefeitura do Rio disse que vai multar a Light por danos ao patrimônio público e interrupção de vias públicas. O texto também afirma que a prefeitura considera “inaceitáveis os incidentes e explosões nos bueiros e câmaras subterrâneas da concessionária Light na cidade, que tem colocado em risco a segurança da população e o patrimônio público”. O valor da multa, entretanto, ainda não foi divulgado.
De acordo com a prefeitura, a Procuradoria Geral do município entrou com uma medida legal contra a Light. A nota ressalta que a operação, manutenção e segurança das redes subterrâneas de distribuição de energia elétrica são de responsabilidade exclusiva da Light. Já a regulação e fiscalização desses serviços e equipamentos é de responsabilidade da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).
Segundo a prefeitura, após a explosão, no inicio de abril deste ano, de caixa subterrânea da Light em Copacabana, na Zona Sul, foi criada uma comissão de acompanhamento da situação. Segundo a nota, esse grupo, coordenado pela Secretaria de Conservação e Serviços Públicos, reuniu-se com a Light por diversas vezes. A Light informou à prefeitura que não tem conhecimento de risco iminente em qualquer logradouro da cidade.

Fonte: G1

0 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...