Pages

quarta-feira, julho 06, 2011

Após explosões, Aneel vai intensificar fiscalização da Light






A diretoria da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) decidiu nesta terça-feira intensificar a fiscalização na Light em razão das ocorrências em bueiros da rede subterrânea de distribuição de energia no Rio de Janeiro. Apenas nas últimas 24 horas, seis bueiros registraram explosões na cidade, deixando duas pessoas feridas.
A área de fiscalização vai verificar mensalmente as ações desenvolvidas pela empresa. Para isso, a Aneel vai designar um fiscal para acompanhar, exclusivamente, o trabalho da Light em suas redes subterrâneas.
A decisão foi comunicada no final desta tarde à Light, durante reunião convocada pela diretoria da Aneel. O diretor-geral da Agência, Nelson Hübner, afirmou que essas ocorrências não podem continuar a acontecer e que a empresa deve prestar um serviço adequado sem colocar em risco a vida dos cidadãos cariocas.
Mais cedo nesta terça, a concessionária já havia anunciado que aceitou assinar o Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) proposto pelo Ministério Público do Rio de Janeiro. O documento prevê a reforma de duas mil câmaras subterrâneas e punição para novas explosões. De acordo com o MP, cada incidente que cause morte, lesão corporal (leve, grave ou gravíssima) e/ou dano ao patrimônio público ou privado acarretará em multa de R$ 100 mil.
Explosões em série
Na tarde desta terça-feira, um mesmo bueiro explodiu quatro vezes na rua Sete de Setembro, próximo à praça Tiradentes, em frente ao Teatro João Caetano, centro do Rio. Os incidentes ocorreram entre 16h e 17h45 e as chamas chegaram a atingir 3 m de altura. O Corpo de Bombeiros chegou ao local e apagou o fogo, que não deixou feridos.
Este foi o segundo incidente com bueiros nesta terça-feira. Pela manhã, houve uma explosão na rua Dias da Rocha, em Copacabana, zona sul da capital. De acordo com técnicos da Light que trabalhavam em uma vistoria na câmara subterrânea da empresa na rua da Assembleia, no centro, o bueiro seria de propriedade da Rio Luz.
Na segunda-feira, quatro tampas foram deslocadas de caixas subterrâneas da Light após as explosões dos bueiros. Duas pessoas ficaram feridas - uma recebeu atendimento médico e foi liberada e a outra passou por uma tomografia e permanece internada.
Paes diz que situação é quase de pânico
O prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, afirmou nesta terça-feira que as explosões dos bueiros já deixaram de ser um risco para a segurança da população para se tornar uma situação de pânico. "As pessoas não estão conseguindo andar nas ruas e eu diria que isso já está começando a gerar um clima de quase que pânico. Está passando de um clima de insegurança para clima de pânico", disse.
Para Paes, a situação é tão grave que só uma ação criminal pode fazer com que as necessidades da população sejam ouvidas. "O que a prefeitura está fazendo é multando a Light e a gente chegou em um limite que só cabe agora uma ação criminal contra a direção da Light e contra a Light para apurar os fatos", afirmou.

Fonte: Terra

Comentário Pessoal:

Quando será realmente tomada uma providência quanto a esses absurdos? Já são mais de 45 bueiros que explodiram desde 1997 e nenhuma multa da ANEEL. Ficamos nos perguntando onde será o próximo a explodir e quem será a próxima vítima. Será necessário que alguém morra para que se possa ser tomada uma providência? Nem ao menos uma multa? Vamos aguardar o aumento da tarifa de energia, por que, essa não tarda!! Deixo uma pergunta no ar: "Para que serve a ANEEL?"

1 comentários:

Day' Anna Arantes disse...

Òtimo conteúdo! Parabens pelo blog viu? um beijo!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...